Best Leader Awards

O Reconhecimento de Líderes que Inspiram a Sociedade       RSSFacebookTwitter

Artigos

Rui Paiva - LÍDER NAS NOVAS TECNOLOGIAS

O galardoado como Líder na Categoria de Novas Tecnologias é Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies 

 

Com provas de sucesso num mercado hiper-competitivo, Rui Paiva levou a WeDo Technologies ao primeiro lugar mundial no fornecimento de soluções de Garantia de Negócio (Revenue e Business Assurance) para a indústria das telecomunicações – mas disponibilizando também software para a área financeira, de utilities, transportes, saúde e Indústria de retalho.

A WeDo foi fundada em 2001, como resultado de um spin-off da Optimus Consulting e está hoje em 67 países. Com escritórios em 12, é do estrangeiro que chegam quase 60% das encomendas. Fora de Portugal, a tecnológica facturou em quase 24,4 milhões de euros, mais 5% do que em 2008, num total de 43 milhões de receitas.

 

O porque de ser um líder?

Segundo Rui Paiva, o sucesso da WeDo deve-se a um estilo de liderança pouco formal, onde é reforçado o trabalho em equipa, a capacidade de mobilizar e de conseguir inspirar quem o rodeia. O gosto por aprender e o sentido de urgência são duas competências que, o gestor, refere para se definir enquanto líder.

Um dos factores fundamentais do sucesso da WeDo Technologies prende-se com a possibilidade de todos os colaboradores da empresa poderem dar o seu contributo nas áreas de inovação e desenvolvimento, assim como assumir as suas funções com responsabilidade e autonomia. Em 2008 a empresa investiu cerca de € 1M em actividades específicas de Inovação e Desenvolvimento no sector tecnológico nas suas software factories.

Como resultado do seu estilo de liderança, a WeDo apresenta-se hoje como grandes desafios a internacionalização, a concentração de esforços em menos produtos, apesar de não abandonar o desenvolvimento, e a realização de mais negócios fora do grupo SONAE. A WeDo é hoje um caso de uma empresa portuguesa de sucesso, com fortes competências no mercado nacional e internacional.

 

O porque da Categoria de Novas Tecnologias?


A liderança de Rui Paiva assume particular relevância quando falamos numa empresa portuguesa líder mundial numa área tecnológica.

O estabelecimento de contratos de grande envergadura, nomeadamente no Brasil com a Telemar – Oi Celular, com a Telefónica na América Central, e com a Amena em Espanha alavancou o negócio da empresa a nível internacional. Fazendo com que a empresa fosse considerada em 2008 líder mundial em Revenue Assurance. Contando hoje com 319 colaboradores, de 17 nacionalidades diferentes, depois de ter aberto no ano passado delegações no México, Polónia, EUA e Brasil, em 2010 o objectivo é ter presença no Chile, Panamá e Singapura.

 

Como principais feitos e como resultado do seu elevado reconhecimento no sector da inovação a WeDo apresentou os seguintes projectos:

  • Implementação da Solução Business Assurance RAID pela área de retalho da SONAE (sistema de controlo da qualidade interna e controle de custos de fornecimento de serviços).
  • Desenvolvimento em 2007 de um novo módulo da WeDo Raid: Business Control Module – desenvolvimento de funcionalidades de controlo da receita mas também dos processos de negócio e melhoria das funcionalidades para aumentar flexibilidade da solução e user friendliness.
  • Desenvolvimento de diversos produtos: Relationship Management, Business Intelligence, Net Business, Development of e-business products, corporate solutions.

 

Ler artigo do SOL

 

Ler artigo do OJE

 

Está em... Home