Best Leader Awards

O Reconhecimento de Líderes que Inspiram a Sociedade       RSSFacebookTwitter

leaders

7ª Edição - Novos caminhos e novas lideranças



Tempo de Renovação

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa

  

 



Hortaosorio1

Liderar é uma arte e não uma ciência


Liderança varia de país para país

Dose certa de vocação e sabedoria

 

Tem um estilo de gestão participativo, descentralizado e meritocrático. Ouve opiniões, e uma vez definido o rumo, não se deve olhar para trás e deve-se avançar com rapidez, conferindo mais responsabilidade e autoridade com base no mérito.

Não acredita na mera delegação, combina os resultados que devem ser atingidos com cada um dos membros da equipa. Quando se confere responsabilidade deve conferir-se autoridade. Acredita que existem os meios disponíveis, com ajudas das tecnologias e hoje depressa e bem é possível.

Em tempos de crise há sempre riscos e oportunidades, o maior problema é a imprevisibilidade do futuro próximo, estar atentos e manter a capacidade de flexibilidade e tomar decisões em função de ocorrências imprevistas.

Diferentes culturas têm formas distintas de avaliar e de resolver os problemas. O mais interessante é criar uma equipa de topo multicultural e complementar.

Ser líder não é para todos, mas também não se nasce líder ou que qualquer um, bem ensinado seja um líder notável. Liderar não é uma ciência, é uma arte. Líder é quem é reconhecido e não quem detém autoridade hierárquica. E quem através de equipa alcança objetivos de forma sustentada. Há que saber executar e monitorar não para penalizar, mas sim para incentivar e garantir que ninguém descarrila. 




AntonioMexia

Determinação

Humildade

Capacidade de motivar

 

Acredita que liderar tem a ver com a capacidade de influenciar os outros, libertando o poder e potencial das pessoas e das organizações. Há que criar uma visão clara e que mereça respeito. A visão deve ser forte, ter um propósito, mostrar um caminho, ajudar a perceber as prioridades e, fundamental, perceber os valores que presidem à atuação da organização.

Gosta do conceito de equipa e de jogo aberto, onde todos sabem o que esperar uns dos outros. Tem de haver na liderança doses de determinação e humildade.

Elevada capacidade de comunicação, dentro e fora da organização que lidera e forte orientação para resultados, coragem e ousadia.

Em tempos de crise afirma é preciso manter o pragmatismo, continuar a visão que delineou e manter níveis de energia e motivação elevados dos colaboradores. As pessoas mais motivadas apresentam melhores resultados quando lhes é dada maior responsabilidade, pelo que promove a delegação de responsabilidades. Em troca exige resultados.




ManuelFerreiraOliveira


 

Visão inspiradora

Paixão pelos projetos

Superação

 

É crucial que um líder se apaixone pelos projetos que se envolve e transmita com eficácia aos colaboradores. Deve saber conciliar o recurso á dimensão emotiva e intuitivo da inteligência com a racionalidade das decisões que toma.

Deve-se promover incansavelmente a divulgação interna da estratégia e dos objetivos da empresa, assegurando transparência e qualidade na informação divulgada; atribuindo a maior das importâncias ao desenvolvimento do capital humano; ajudando os colaboradores a superarem-se atuando de forma a contribuir para o fortalecimento dos valores partilhados.

Líder deve ter uma perspetiva a longo prazo, deve desenhar uma estratégia e inspirar nas equipas a confiança e motivação para a sua execução. Deve reger-se pelos mais elevados princípios éticos e morais para que seja um exemplo.

Em cenários de crise devemos ser capazes de enfrentar as adversidades, prosseguindo a estratégia, adaptando a um cenário menos favorável, procurando constantemente as melhores oportunidades para que a empresa se modernize e posicione para tirar o melhor partido da inversão do ciclo económico.

Na tomada de decisão quando se tem dúvidas, deve ser ouvir o maior número de pessoas e depois aconselhar-se consigo próprio.



RF  2539

Cerimónia Best Leader Awards 2014

Decorreu a 29 de Maio, a sexta edição dos conhecidos Best Leader Awards, que distinguem anualmente seis personalidades que se destacaram enquanto líderes em diferentes áreas, tendo como fim reconhecer líderes que inspiram a sociedade. Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pela Leadership Business Consulting nos últimos seis anos e que é hoje “um dos pontos altos do ano em termos de gestão e de liderança em Portugal”, referiu ao Portal da Liderança João Figueiredo Cotrim, Presidente do Turismo de Portugal, durante o evento.

“Em 2009, quando começámos o Best Leader Awards em Portugal, (…) acreditávamos que premiar Lideranças inspiradoras e positivas podia ser uma fonte de influência para todos aqueles que defendem que o sucesso das organizações e das sociedades maduras se faz com lideranças fortes, capazes de mobilizar um grupo de pessoas que se transcendem a cada momento, aceitando as suas fragilidades, mas acima de tudo atrevendo-se a acreditar que tudo é possível quando definimos objetivos claros e caminhamos no mesmo sentido, tendo em conta que cada um é um ser singular e peça de um puzzle que se quer completo”, referiu Sandra Correia, da Comissão Organizadora do evento.

Já vão na sexta edição e continuam a ter líderes para reconhecer e a encher anualmente o salão Pedro Leitão do Hotel Ritz, com gestores e empresários dos mais diversos setores de atividade e localização geográfica. É estranho, se acreditarmos que há falta de bons líderes portugueses e que a organização não dá “brindes” a quem vai! Sim, poderia o leitor pensar que esta fosse a motivação para a presença e deslocação ao evento, por vezes de vários milhares de quilómetros.

E, se pensa que o processo é conduzido de ânimo leve, desengane-se. É aí que reside o valor que os líderes atribuem a este prémio, pois não é fácil ser um dos nomeados, que nunca chegam a ser conhecidos, e muito mais difícil ainda ser um dos vencedores. Porquê? Porque os nomeados e galardoados são selecionados e avaliados de acordo com um processo que conta não com uma, mas com duas comissões! Uma comissão de nomeação, dirigida por José Lamego, na qual participam todos os vencedores da edição anterior, e outra de avaliação, presidida por Eduardo Catroga.

 Deixo-lhe algumas das ideias e partilhas que retive dos intervenientes na cerimónia.

Abertura: Carlos Oliveira, managing partner da Leadership Business Consulting “Crise atrás de crise, Portugal está cada vez mais forte e com evoluções muito positivas.” “Concentremo-nos nas oportunidades e nos exemplos de líderes corajosos, como os do Best Leader Awards.”

Moderador do debate: Camilo Lourenço, jornalista e comentador económico português “Nos últimos dez anos, olhámos demasiado para o nosso umbigo e de menos para o dos outros.”


RF  2054Líder na Gestão de Empresa Privada: António Melo Pires, CEO da Volkswagen Autoeuropa - Prémio entregue por Luís Mira Amaral, CEO do Banco BIC, patrocinador do evento.

“Nos inícios da Autoeuropa, o esforço de formação foi enorme, porque absorvemos muitas pessoas de outras indústrias com outros paradigmas.” “O nosso foco e sucesso é a capacidade de mudar constantemente os paradigmas em função da sociedade.” “Vendemos sobretudo um produto emocional. A imagem, as emoções, mas por detrás há uma complexidade de liderança com foco no produto, mas sem esquecer o fator humano.”“Quando nos confrontámos com a decisão de ou mudamos ou fechamos, foi a capacidade de mudar de paradigmas, de inovar e de ser flexível que nos salvou.” 

 


RF  2087Líder na Gestão de Empresa Pública: António Ramalho, Presidente das Estradas de Portugal - Prémio entregue por José Lamego, Presidente da Comissão de Nomeação do Best Leader Awards Portugal.

“O Estado não me limita. É um acionista e faz a sua pressão como outros acionistas.”
“Tenho um acionista que reconhece a sua função como acionista e não como gestor.”
“Sou o gestor mais privado dos gestores do setor público.”
“A Estradas de Portugal é um bom exemplo do sonho que hoje assegura um dos parques com mais qualidade de estradas e infraestruturas do mundo.”

 

 

RF  2151Líder Internacional: Armando Zagalo de Lima, Diretor Executivo da Xerox Corporation e Vice-Presidente da Xerox Technology Business - Prémio entregue por Jorge Portugal, Consultor para a Inovação do Presidente da República Portuguesa.

“Quem marca o ritmo é o líder. Se queremos que sejam mais rápidos, temos de correr mais depressa.”
“Só se segue que tem credibilidade.”
“Em Portugal, o problema não é a liderança,  mas as infraestruturas, a mentalidade e a eficiência.”
“Os líderes em Portugal são tão bons como em qualquer outro lugar. É o Estado que condiciona as empresas.”
“Ninguém investe num país onde a lei laboral é pouco flexível.”

  

RF  2072Líder na Administração Pública, Institutos e Universidades: José Ferreira Machado, Director da Nova School of Business and Economics - Prémio entregue por José António Saraiva, Diretor do SOL.

“Muitos se queixam na academia da falta de recursos. Se eu tiver um [professor] prémio Nobel que faça 70 anos, mesmo que queira lecionar gratuitamente, não posso fazer um contrato com ele.”
 “Pelo menos a academia no setor público rege-se por paradigmas diferentes dos que depois ensina na gestão.”
“Se ousarmos trabalhar nos limites do sistema e se não usarmos as circunstâncias como desculpa, é possível.”
“Também na educação estamos num mercado global.”
“O ensino superior é a segunda indústria exportadora da Austrália e faz-se atraindo estudantes.”
“Portugal tem condições para criar um grande cluster na educação. (…) A minha escola contribui com 8 milhões de euros anuais.”

 

RF  2106Líder nas Novas Tecnologias: Paulo Rosado, CEO e Fundador Outsystems - Prémio entregue por Daniel Bessa, Diretor da COTEC Portugal.

“Conseguimos estabilidade nas receitas mesmo durante a mudança de uma empresa de venda para uma empresa de aluguer de bens.”
“Nunca tivemos de recorrer à banca.”
“Os nossos primeiros clientes foram de Portugal, Holanda e Espanha.”
“Decidimos que todos os emails internos seriam em inglês, quando ainda só estávamos em Portugal.”
“Quando aparecemos, ninguém sabia de onde vínhamos e tivemos tempo de mostrar a qualidade do produto até descobrirem que éramos de Portugal.”
“Neste setor, quem não tenha algo americano já está em desvantagem.”
“O mercado americano é altamente ruidoso, mas, se as empresas neste setor não tiverem uma empresa forte no país, não ganham.”
“Os americanos andam sempre três anos à frente do mercado com as suas startups e é preciso estar lá para conseguir acompanhar.”

 

RF  2132

Líder na Internacionalização: Rui Lemos Monteiro, CEO da SODECIA - Prémio entregue por Miguel Frasquilho, Presidente da AICEP Portugal Global.

“O envolvimento em vários tipos de plataformas e o reconhecimento do serviço e da sua qualidade permitiu que os nossos clientes nos abrissem portas noutros países e nos trouxessem outras oportunidades.”
“Estamos num setor relativamente fácil com 12 ou 13 clientes mundiais que sabemos onde estão.”
“Tem havido alterações substanciais ao nível das tecnologias usadas.”
“O bloco asiático é hoje 50% da produção de carros e só temos 10% do mercado. É uma oportunidade a agarrar.”
“Fui para o Brasil de 1998 a 2005 e, com uma equipa maravilhosa, crescemos bastante. A partir de 2001, quase construímos uma fábrica por ano.”

   

Encerramento: João Duque, Professor Catedrático do ISEG – Lisboa School of Economics and Management
“Temos a tendência para ver no topo da empresa o líder da organização, mas às vezes não o é.”
“O líder tem de ter alguma sorte em alguns atos de gestão que pratica, associados a poder arriscar no momento certo.”
“Um líder tem de entregar resultados. Se se demonstrar defensivo, não arrisca e, se não arrisca, não ganha.”
“Um dos momentos mais difíceis, quando assumi a presidência do ISEC, foi todos me pedirem resposta para tudo, mesmo colegas que viviam dedicados a esses temas.”
“Um líder tem de ter respostas, mas ter alguma posição de humildade e coragem para dizer “não sei” quando é o caso.”
“Um líder não deve saber onde almoça a cada dia, mas sim onde o vai fazer de hoje a um ano.”
“Um líder tem de ser justo e de ser reconhecido como um homem justo.”

Ler artigo do SOL

Ler artigo do OJE


Está em... Home Demo homepage